Saúde e Bem Estar

Saiba tudo sobre Varizes

As varizes são veias que incham e se projetam acima da superfície da pele. Eles podem ser torcidos e geralmente são azul escuro ou roxo. As varizes são mais comumente encontradas nas pernas ou pés, mas também podem ser encontradas na virilha. As varizes que são vistas estão logo abaixo da superfície da pele. Muitas vezes existem varizes mais profundas e maiores que não podem ser vistas. Hemorróidas são uma forma de varizes.

As varizes podem ser dolorosas. Eles podem gerar uma sensação de peso ou cansaço nas pernas. As pernas podem machucar ou bater onde houver varizes. Você também pode ter inchaço nos pés, tornozelos e panturrilhas que pioram durante o dia, mas diminuem durante a noite ou se você levantar as pernas. Esse inchaço é chamado de estase venosa.

Às vezes a pele pode coçar. Em alguns casos graves, podem surgir úlceras ou coágulos sanguíneos. Se você começar a sentir algum destes sintomas, informe o seu médico imediatamente.

As varizes causam coágulos sanguíneos perigosos?

As varizes não aumentam o risco de coágulos sanguíneos perigosos. Esses coágulos se formam nas veias dentro das pernas ou braços. Coágulos sanguíneos também podem se formar nas varizes. O seu médico pode tratá-los com compressas quentes ou medicamentos.

O que causa varizes?

As veias devolvem o sangue ao coração para que ele possa recircular o resto do corpo. Existem válvulas nas veias que se abrem para permitir que o sangue flua para o coração. Em algumas pessoas, as válvulas podem parar de funcionar corretamente, o que faz com que o sangue retorne às veias (isso geralmente acontece porque as válvulas se esticaram ao longo dos anos).

Então, o sangue se acumula nas veias, o que os leva a inchar ainda mais. As veias nas pernas são especialmente vulneráveis ​​porque essas veias precisam trabalhar contra a gravidade para que o sangue retorne ao coração. É por isso que a maioria das varizes são encontradas nas pernas.

Como são diagnosticadas as varizes?

Seu médico pode diagnosticar varizes simplesmente examinando suas pernas. Outras vezes, o médico pode solicitar exames para ver quão bem o sangue está fluindo antes de diagnosticá-lo.

As varizes podem ser prevenidas ou evitadas?

Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver varizes. Os fatores de risco incluem:

Genética: varizes tendem a ocorrer em famílias.
Sexo: as mulheres correm maior risco de desenvolver varizes.
Gravidez: alterações hormonais, pressão uterina e aumento do volume sanguíneo tornam as varizes comuns durante a gravidez.
Idade: o risco de varizes aumenta com a idade. Cerca de 50% das pessoas com mais de 50 anos têm varizes.
Obesidade: Estar acima do peso exerce pressão adicional sobre as veias.
Trabalho: se o seu trabalho exigir que você permaneça por longos períodos sem se mexer, é mais provável que você tenha varizes.

Existem várias coisas que você pode fazer em casa para melhorar os sintomas de varizes:

  • Perca peso se estiver acima do peso.
  • Evite ficar em pé por longos períodos de tempo.
  • Use diariamente um creme para varizes, o Varigold funciona e alivia as dores rápido.
  • Levante as pernas enquanto está sentado. Se possível, mantenha-os acima do nível do coração.
  • Use roupas largas.

O seu médico pode recomendar que você use meias de compressão. São meias que fornecem uma pressão suave e constante. Isso ajudará a impedir que o sangue se acumule nas pernas e reduz a inflamação da estase venosa quando estiver sentado ou em pé. Meias de compressão podem ser obtidas em farmácias e lojas de suprimentos médicos.

Se os sintomas não melhorarem com o atendimento domiciliar ou se você não gostar da aparência de varizes, existem mais opções de tratamento invasivas disponíveis, incluindo cirurgia, laser e injeção. O seu médico pode recomendar qual procedimento seria a melhor opção para você.

 

Deixe uma resposta